Críticas

Crítica | O Resgate do Soldado Ryan (1998)

0

Veja nossa crítica do filme O Resgate do Soldado Ryan

Steven Spielberg certamente é o cineasta mais bem sucedido no quesito retratação de episódios da Segunda Guerra Mundial. Com uma questão pessoal envolvida nesse assunto, uma vez que é de origem judaica, Spielberg simplesmente conseguiu ambientar com perfeição as obras em que abordou o conflito. Em O Resgate do Soldado Ryan não foi diferente.

Marcando o início da parceria entre Tom Hanks e Spielberg, que seria um presente para o mundo do cinema, esta obra conta com Hanks no papel do protagonista, o capitão Miller, além outros grandes nomes como Vin Diesel, no papel de Adrian Caparzo, Matt Damon como Ryan, Barry Pepper na pele do inesquecível Daniel Jackson e Tom Sizemore vivendo o sargento Michael Horvath, durante o desembarque das tropas aliadas na costa da Normadia, na França, no chamado Dia D.

Além de um elenco de peso e um cineasta completo, a produção contou ainda com cenários selecionados a dedo, em grande parte localizados na Inglaterra e na Irlanda, com exceção da cena de Ryan no cemitério, filmada na França, no cemitério e memorial americano em Colleville-esur-Mer, Normandia.

Cenas impactantes

Cena do desembarque do Dia-D em O Resgate do Soldado Ryan

Cena do desembarque do Dia-D em O Resgate do Soldado Ryan

Certamente as cenas iniciais são as de maior impacto. Gravadas na praia Ballinesker, na Irlanda, as cenas dos acontecimentos iniciais da invasão surpreendem pela ambientação, pela brutalidade e por seu tom totalmente visceral. Contando com 1.500 figurantes, barris e mais barris de sangue falso e com o auxílio de alguns amputados reais, Spielberg entregou o que pode ser considerada como uma das cenas mais marcantes do gênero.

A cena é tão perfeita e impactante que o espectador simplesmente ignora o fato de ainda não conhecer personagem algum e sente a perda de cada vida que se esvai à medida que os soldados desembarcam. Quem não se chocou, sentiu empatia e até mesmo tristeza pelo figurante em estado de choque que anda pela praia procurando seu braço até encontrar e pegá-lo como se tivesse esperança de colocar no lugar?

Mas o filme não se resume apenas ao começo. No decorrer da trama nos deparamos com momentos de adrenalina inesperada, como na cena em que Caparzo (Vin Diesel) coloca seu grupo em uma situação difícil enquanto avançam sob a mira de um franco atirador alemão em meio as ruínas de uma cidade francesa.

Personagens de O Resgate do Soldado Ryan

O Resgate do Soldado Ryan

Personagens de O Resgate do Soldado Ryan

O hall de personagens é incrível ao ponto de que se qualquer um deles fosse excluído o filme não seria mais o mesmo. Além de muito bem desenvolvidos dentro do que o contexto permite, cada um deles teve um papel fundamental na representação do que de fato compunha os exércitos que lutaram na Segunda Guerra Mundial: homens de várias culturas, de vários lugares e de vários costumes.

Sem muito espaço para fornecer informações do passado dos personagens, Spielberg conseguiu torna-los queridos pelo público fornecendo apenas o mínimo, porém, sempre mantendo em paralelo um contexto que tornasse esse mínimo o suficiente para gerar empatia.

Capitão Miller

Capitão Miller, de O Resgate do Soldado Ryan

Capitão Miller, de O Resgate do Soldado Ryan

Com uma personalidade extremamente misteriosa, corajosa e acima de tudo humana, capitão Miller é um dos personagens mais importantes do gênero. Um líder nato, não usa da força e nem mesmo da indelicadeza para impor respeito aos soldados que comanda e toma decisões ao longo do filme que se mostram verdadeiramente efetivas.

Além disso, constantemente mostra seu lado humano, poupando vidas e colocando a sua em risco em prol do resgate de Ryan. Obviamente, a atuação de Tom Hanks foi a cereja do bolo. Com tanta personalidade exigida, o ator incorporou tão bem o personagem que não é difícil confundi-los.

Gostou da nossa crítica do filme O resgate do Soldado Ryan? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Clique para avaliar este post!
[Total: 2 Média: 5]
Higor Mendes
Redator com mais de cinco anos de experiência, apaixonado por história, filmes, séries, jogos e curiosidades em geral.

Personagens de Tokyo Revengers

Artigo anterior

Os melhores filmes de história e onde assisti-los

Próximo artigo

Você também pode gostar

Comentários

Os comentários estão fechados.