Filmes

Os melhores filmes de história e onde assisti-los

0

Conheça os melhores filmes baseados em acontecimentos da história

No decorrer da caminhada do homem na Terra, pelo menos a partir do período que se tem um certo conhecimento sobre ela, o ser humano viveu e presenciou os mais diversos tipos de acontecimentos históricos, sejam eles no campo político, como assassinatos de monarcas e quedas de ditadores, ou no social, como o ludismo, nome dado ao movimento de trabalhadores ingleses que entrou para a história após promover uma revolta contra as máquinas no início da Revolução Industrial.

Mas esses acontecimentos não se limitam a preencher os livros didáticos, muitos acabam inspirando diretores e roteiristas e se tornam grandes produções cinematográficas. Além disso, muitos destes títulos alcançam os topos do sucesso, se tornando extremamente populares enquanto proporcionam uma mistura de conhecimento e entretenimento ao público.

Pensando no grande leque de opções oferecido ao público cinéfilo com sede de conhecimento histórico, nós do Zona Crítica resolvemos criar uma lista especialmente para os nossos leitores, onde poderão conhecer os melhores filmes de história disponíveis nas mais variadas plataformas. Confira.

Coração Valente (1995)

Retratando o que se sabe sobre parte da vida de William Wallace, um dos principais líderes da guerra de independência da Escócia, Coração Valente mostra o herói, interpretado pelo astro Mel Gibson, a frente dos escoceses em batalhas contra o rei inglês Edward I, no decorrer dos acontecimentos da Primeira Guerra da Independência Escocesa. Coração Valente pode ser apreciado na plataforma de streaming Amazon Prime Video.

Gandhi (1982)

O filme de história aborda os acontecimentos mais marcantes da vida de Mahatma Gandhi, um dos maiores líderes que já passaram pela Índia. Gandhi se tornou conhecido mundialmente por ajudar o país a alcançar a independência em relação ao Império Britânico através de protestos baseados no conceito de resistência sem violência.

A Lista de Schindler (1993)

A Lista de Schindler

A Lista de Schindler: um dos títulos mais marcantes sobre a segregação ocorrida na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial

Baseado no livro homônimo, de autoria de Thomas Keneally (1982), A Lista de Schindler remonta à história real de Oskar Schindler, um empresário membro do Partido Nazista que enxerga nos judeus uma fonte de dinheiro em meio ao caos e a segregação impostos pela Alemanha sobre a Polônia, durante a Segunda Guerra Mundial.

Em meio a esse cenário, Schindler alcança seus objetivos financeiros, mas passa a sofrer uma mudança de pensamento após presenciar determinados acontecimentos. Oskar Schindler teve seu nome escrito na história após utilizar toda a fortuna que acumulou para salvar cerca de 1.200 pessoas dos massacres ocorridos nos campos de concentração na Alemanha e na Polônia. O filme sobre sua vida pode ser visto na plataforma Amazon Prime Video.

A Guerra do Fogo (1981)

Tendo a pré-história como sua localização na linha do tempo, mais precisamente o período paleolítico, em 80.000 a.C, A Guerra do Fogo retrata uma Terra habitada por seres primitivos, ainda habitantes de cavernas, vivendo através do sistema nômade e convivendo com espécies pré-históricas, como os extintos dente-de-sabre e mamute.

Como peça central da produção, temos uma tribo pouco desenvolvida, os Ulam, que ainda enxergam no fogo algo sobrenatural. A história encontra seu ponto alto quando o fogo utilizado por essa tribo acaba se apagando e eles precisam enviar alguns de seus membros em busca de uma nova fonte.

Em meio a essa jornada, eles se deparam, então, com a tribo Ivaka, um grupo mais a frente do seu tempo com hábitos e comunicação mais complexos. Este filme pode ser apreciado na plataforma Amazon Prime Video.

Gladiador (2000)

Antes de falecer, o imperador romano Marco Aurelio acabou despertando a fúria de seu filho Commodus ao deixar clara sua intenção de deixar seu trono para Maximus, um poderoso e querido general de seu exército. Estarrecido com a escolha de seu pai, Commodus o mata, toma a coroa para si e determina que Maximus seja morto, porém, este consegue escapar e se esconde como escravo e gladiador enquanto prepara sua vingança.

Embora o protagonista Maximus seja um personagem fictício, a inspiração para sua criação foi Marcus Nonius Macrinus, um dos gladiadores preferidos de Marco Aurélio e que o teria ajudado a conquistar inúmeras vitórias na Europa. Gladiador pode ser visto por usuários Netflix, Globoplay e AppleTV.

Gostou da  nossa lista de melhores filmes de história? Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos!

Maiores informações sobre estes e outros títulos: IMDb

Clique para avaliar este post!
[Total: 0 Média: 0]
Higor Mendes
Redator com mais de cinco anos de experiência, apaixonado por história, filmes, séries, jogos e curiosidades em geral.

Crítica | O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Artigo anterior

Os 10 demônios mais fortes dos animes

Próximo artigo

Você também pode gostar

Comentários

Os comentários estão fechados.

Mais Filmes