Críticas

Crítica do Filme I Não Olhe para Cima (2021)

0
Capa do filme Não Olhe para Cima - Netflix

Conheça nossa crítica sobre o filme da Netflix: Não Olhe para Cima

O filme Não Olhe para Cima é uma produção exclusiva da Netflix, estrelado por nomes fortes das artes como Leonardo de Caprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Cate Blanchett, entre outros gigantes de Hollywood.

Quem vê um elenco desse, imagina: estamos diante de um senhor filme. Ledo engano! Se a intenção foi impressionar pela constelação apresentada, a pobreza do roteiro e a forma como a trama foi conduzida, não convenceram em absolutamente nada.

Não Olhe para Cima é um longa-metragem, gênero misturado entre comédia, ficção cientifica, drama e suspense, que traz um exagero a parte nas piadas. Aliás, muito da crítica negativa recebida pelo filme vem do excesso de piadas aonde não cabia nenhuma piada, tornando o filme raso em toda a exibição.

O Longa

O filme se trata de dois astronautas medíocres, que recorrem aos meios de comunicação, para avisar a humanidade que tem um asteroide vindo direção ao planeta Terra para destruí-la.

Veja: Filmes Com as Melhores Histórias de Superação

Por incrível que pareça, esse asteroide, na mente de quem fez o roteiro, é uma metáfora a situações climáticas que o mundo enfrenta e o pouco caso que o governo dos Estados Unidos faz em relação a esse problema. Algo que poderia ser dito com genialidade, num roteiro claro e simples.

Cena do filme Não Olhe para Cima

Cineastas de Não Olhe para Cima

Os elogios ao talento dos atores e atrizes envolvidos nessa produção não foram poupados, pois, não há dúvidas de que esses nomes são consagrados na interpretação. A questão é que o conjunto da obra não brilhou, gerando uma massiva crítica por parte de cineastas e fãs do cinema sobre a baixa qualidade na produção, capacidade de entretenimento e mensagem do filme.

Cena do filme Não Olhe para Cima

Opinião

Se teve uma opinião razoavelmente boa, foi ao dizer que o objetivo do filme foi mostrar como a necessidade de controlar vem de cima: os poderosos que controlam os governantes; os governantes que controlam os meios de comunicação de massa e as mídias controlando a mente de cada cidadão.

Fora isso, as críticas são ferrenhas, com taxação de tratar os espectadores como imbecis, sem contar que é um ultraje a inteligência de quem pagou ingresso para assistir.

Para muitos, o roteiro é tosco, com piadas grosseiras, sem sentido e que tem a pretensão de ser cult e inteligente, porém, passou bem longe das duas propostas.

Não Olhe para Cima

Cineastas II

Para os críticos profissionais, o que houve de mais pertinente no filme foi uma reflexão quanto as redes sociais, pois, enquanto o mundo está fragilizado e a beira de um colapso, as pessoas estão nas redes sociais, coreografando em TikTok e sem querer ser informada do que realmente importa.

Outros opinaram que para uma obra gravada em plena pandemia, o filme passou bem o seu recado, por ter falado com maestria do negacionismo, sexismo, visionários sem propósito com o meio ambiente e atuações desnecessárias do militarismo.

Até aí, tudo bem. O problema é quando essas questões realmente necessárias de serem debatidas caem no lugar comum de uma produção nada profunda e nada convincente. Tentaram dizer muito, mas falaram nada, apesar da seriedade do assunto!

Toda essa tentativa foi envolta de de dois astrônomos anônimos, formados pela Universidade de Michigan com a doutoranda Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) e o Dr. Randall Mindy (Leonardo Dicaprio), que descobrem um apocalíptico corpo celeste vindo em colisão com a Terra. Um centro de história nada convincente para o que se desejava passar!

Acredite

O filme foi lançado na Netflix em dezembro de 2021, obteve um recorde de público logo nos primeiros dias de exibição, mas não demorou muito para também em poucos dias, ser alvo de ferrenhas críticas.
A direção do filme foi de Adam Mckay.

Clique para avaliar este post!
[Total: 1 Média: 5]

Filmes com as Melhores Histórias de Superação

Artigo anterior

Maldivas: estreia, elenco e história da série na Netflix

Próximo artigo

Você também pode gostar

Comentários

Os comentários estão fechados.