CríticasFilmes

Crítica do Filme ‘Medida Provisória’ de Lázaro Ramos

0
Medida Provisória
Capa do Trailer de Medida Provisória

Crítica sobre o filme Medida Provisória, estrelado por: Alfred Enoch, Seu Jorge, Emicida, Taís Araújo e dirigido por Lázaro Ramos.

Tá dando o que falar o longa metragem Medida Provisória, dirigido pelo premiado e reconhecido ator e diretor, Lázaro Ramos. Mas, o que tem de diferente nesse filme, já que tudo que o Lázaro Ramos faz é surpreendentemente maravilhoso?

A resposta é simples: Medida provisória é um filme dirigido por negro, com elenco negro, equipe de produção, trilha sonora, maquiagem e figurinos negos, e que aborda feridas especificamente negra. Ou seja: feito por negros, mas para TODOS, por se tratar de um filme repleto de drama e historicidade.

Outro feito filme é, logo na inauguração, contar com exibição em mais de 150 salas de cinema, que sem dúvidas é uma conquista atualmente realizadas por grandes produções internacionais.

Filme

A crítica do filme Medida Provisória não tem como não passar por questões sociológicas e filosóficas; primeiro pelo fato do longa ser a versão filme do livro Namíbia , Não! do escritor Aldri Anunciação, que denuncia estar a milhas de distância um equilíbrio na convivência entre brancos e negros e que a ferida pelos quase 400 anos de escravidão ainda está muito aberta e sangrando.

O longa denuncia, de forma muito inteligente e precisa, o quanto se tentam colocar como algo positivo o fato da sociedade brasileira estar ficando branquinha, como se isso fosse um avanço social, político e econômico.

Medida Provisória Cena

Alfred Enoch e Taís Araújo – Seu Jorge e Alfred Enoch – Cenas do filme “Medida Provisória” – Medida Provisória / Divulgação

Roteiro

O roteiro do filme Medida Provisória traz em suas nuances o projeto perverso de não ser obrigado a conviver com negros “cheios de direitos” e para isso, o negócio é barrar a entrada no negro em qualquer tipo de ascensão seja ela econômica, social, política. É como fosse : se eles querem caminhar, não impeçamos, mas tiremos os caminhos!

E caso tomar esses caminhos não funcione, há uma outra alternativa: vamos mandá-los de volta para o continente africano, uma alusão à fome, escassez, desemprego e abandono que aquele povo enfrenta.

Sucesso

O filme repercutiu muito bem no Brasil e tem sido ativo em rodas de debate sobre a questão do negro, negritudes e seus desafios no racismo velado. A direção de Lázaro Ramos dá um toque tão real a cada cena, certamente, por uma questão de vivência na pele, experiências, rejeição, preconceito e tantas dores que somente os negros, ao menos por tom de pele, teve e tem para experienciar.

Veja: Os 10 melhores Filmes de Drama na Netflix

Elenco e personagens

Na trama tem Alfred Enoch, um advogado um advogado sonhador, que levava uma vida cheia de sonhos com sua amada Capitu, uma médica encarnada pela talentosa Taís Araújo. O filme ainda conta com o André, interpretado por Seu Jorge e tantos figurantes que juntos formam a voz do filme, de um coletivo que pede por justiça.

Além desses atores e atrizes primorosos, o Medida Provisória também conta com o talento de Jessica Ellen, Indira Nascimento , a Tia Má, Emicida, Flávio Bauraqui, Luis Miranda e demais nomes das artes.

Premiações

O filme já conta com premiações importantíssimas como Memphis Film Fest como melhor roteiro e no Pan African Filme como melhor filme brasileiro.

Sem dúvidas, um orgulho e um motivo a mais para assistir e reassistir essa que já é uma obra prima do cinema nacional. E quem sabe, como uma autocritica, não será o momento de entender quantas vezes falamos: Volte para o seu lugar!

Há muita carga de preconceito nessa frase, pois, para negros, no filme Medida Provisória, toda essa base do desrespeito aos negro e sua negritude, é exposta em muitos rodeios, direto, como acontece tanto na vida real.

Lançamento de Medida Provisória

O longa foi lançado em 14 de abril, depois de verdadeiros muros serem transpostos junto a Agência Nacional de Cinema.

Trailer de Medida Provisória

Assista ao trailer de Medida Provisória (para assistir diretamente no Youtube):

Veja mais críticas de filmes e séries

Clique para avaliar este post!
[Total: 2 Média: 5]
zonacritica

Crítica | Espíritos Obscuros (2021)

Artigo anterior

6 curiosidades sobre o filme Laranja Mecânica

Próximo artigo

Você também pode gostar

Comentários

Os comentários estão fechados.