CuriosidadesFilmes

6 curiosidades sobre o filme Laranja Mecânica

0
Alex, personagem principal de Laranja Mecânica

Seis curiosidades sobre o filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick

Humor de péssimo gosto, violência e pornografia. Esses três conceitos certamente caracterizam muito bem o livro lançado por Antony Burgess, em 1962, e que, posteriormente, serviu como inspiração para o popular Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick.

O ano escolhido para o lançamento foi 1971. À época, o filme caiu como uma bomba para os críticos de cinema e como uma ofensa à sociedade conservadora por conta do excesso de violência empregada por seus personagens.

Narrando as desventuras em série do carismático e violento sociopata Alex, interpretado por Malcom McDowell, e sua gangue formada por Pete, Georgie e Dim, chamados de Droogs, o filme mostrou a essência do que tinha de pior nos criminosos de uma Grã-Bretanha totalmente distópica e repressiva.

Confira 6 curiosidades sobre a obra prima de Stanley Kubrick.

1. Censurado

Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick

Laranja Mecânica nunca foi banido no Reino Unido, em contramão ao que muitos acreditam. Na verdade, em 1973, o próprio Stanley Kubrick o removeu do mercado naquela região. A decisão do diretor se deu por conta das ameaças de morte que ele e sua família passaram a receber após o lançamento do longa.  Na época, quem quisesse assistir ao filme deveria compra-lo em lojas de países vizinhos.

No Brasil, a produção chegou a ser incluída na relação de obras proibidas pela censura e, posteriormente, removida. À época, quem quisesse apreciar o trabalho de Kubrick precisava viajar para países como o Uruguai.

2. Rolling Stones e os direitos autorais

Os Rolling Stones chegaram a possuir os direitos do filme Laranja Mecânica

Inicialmente, o autor do livro que inspirou a obra de Stanley Kubrick chegou a vender os direitos de produção do filme para ninguém mais, ninguém menos que Mick Jagger, vocalista da famosa banda de rock Rolling Stones, por apenas US$ 500. A intenção do músico com a compra dos direitos era que ele e sua banda dessem vida aos Droogs, no entanto, a ideia não foi pra frente e ele acabou revendendo os direitos por um valor muito mais elevado.

3. Olhos anestesiados

Cena do tratamento Ludovico, em Laranja Mecânica

Uma das cenas mais marcantes do Laranja Mecânica certamente é a em que Alex, personagem interpretado por McDowell, é submetido a um tratamento fictício chamado Ludovico. Nele, o paciente era drogado e mantido com os olhos abertos de forma involuntária assistindo repetidamente diversas cenas violentas com intuito de que o criminoso submetido ao tratamento gerasse repulsa por violência.

Para a gravação das cenas, McDowell precisou ser submetido a uma anestesia nos olhos para que pudesse mantê-los abertos de forma confortável pelo máximo de tempo possível. Apesar da anestesia, o ator teve as córneas arranhadas pelos ganchos utilizados para abrir seus olhos e passou algum tempo sem enxergar.

4. Nadsat

Alex e os Doogs, em Laranja Mecânica

No filme, Alex e seus Droogs utilizam um idioma particular chamado Nadsat. A língua nada mais é que uma mistura de palavras oriundas do inglês, russo e algumas gírias. Logo de início, Kubrick ficou receoso de que sua obra pudesse ter abusado do idioma e se tornado até mesmo incompreensível para o público.

A primeira edição do livro de Antony Burgess acabou recebendo muitas críticas por conta do uso excessivo do idioma fictício, o que acabou fazendo com que o autor adicionasse uma espécie de dicionário Nadsat nas edições posteriores.

Veja também: 6 curiosidades sobre Top Gun: Ases Indomáveis

5. Medo de cobra

Basil, a cobra de estimação de Alex

Basil, a cobra que marcou presença no filme como pet de Alex, foi introduzida na produção após Stanley Kubrick descobrir que o ator, Malcom McDowell, tinha um certo pavor de répteis. A ideia do diretor era de que o animal proporcionasse um ar intimidador para o personagem.

6. Um resumo do Laranja Mecânica

Alex, personagem principal do longa

Por mais incrível que pareça, o filme em sua versão bruta chegou a atingir mais de quatro horas de duração. Após o primeiro corte, Stanley Kubrick precisou abrir uma seleção para a contratação de diversos editores assistentes que, enfim, conseguiram fazer com que a produção chegasse em seus 136 minutos finais, pouco mais de duas horas. Todo o material cortado do longa após as edições foi destruído pelo diretor.

Gostou das curiosidades? Compartilhe com seus amigos.

Informações da produção: IMDb

Clique para avaliar este post!
[Total: 1 Média: 5]
Higor Mendes
Redator com mais de cinco anos de experiência, apaixonado por história, filmes, séries, jogos e curiosidades em geral.

Crítica do Filme ‘Medida Provisória’ de Lázaro Ramos

Previous article

Os Jogos Mais Aguardados em 2022

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Curiosidades