Curiosidades

10 Curiosidades Sobre o Filme O Poderoso Chefão

0

Uma  das mais sublimes produções do cinema em Hollywood completa 5 décadas de que foi apresentado nas grandes telas, trazendo um marco para os filmes de ação como fatos de bastidores que não sabíamos.

Com um elenco de alta potência e dirigido por ninguém mais, ninguém menos que Francis Ford Coppola, estava exibido na década de 70, um dos maiores ícones do cinema: O Poderoso Chefão. São 52 anos exatos de que esse longa metragem entrou para a história com seu roteiro forte, elenco impecável e direção de um dos mais gigantes do cinema nessa área.

O filme teve uma mega produção, que lhe rendeu 11 Oscars, nas categorias melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor ator para o celebrado, Marlon Brando.

O longa conta a história da família de mafiosos da Itália, os Corleone, que vivem em Nova York e são famosos por serem terrivelmente impiedosos e implacáveis com seus inimigos. No papel de Don Vito Corleone, interpretado por Brando, o mafioso tem um senso de justiça aguçado, quando promete a um amigo que se vingará com crueldade os homens que estupraram a filha dele, mas que não os matarão pelo fato da menina não ter sido morta.

Esse roteiro de crime e lealdade da máfia italiana rendeu não apenas o Oscar como também uma série de peculiaridades. As 5 curiosidades sobre o filme o poderoso Chefão será citado logo abaixo:

Primeira Curiosidade

Sabia que o temperamento forte de Marlon Brando quase o tirou de ser protagonista do filme? Os sets de gravação eram tensos com Marlon Brando, daí a Paramount sugeriu até mesmo Antony Quinn ou Burt Lancaster para serem Don Vitor, contudo, Coppola convenceu que o melhor seria Marlon – e não errou!

Nova versão "O Poderoso Chefão": Uma nova versão do filme “O Poderoso Chefão” será lançada | CLAUDIA

Segunda curiosidade

Apesar do filme se tratar da máfia, ao longo do filme essa palavra não foi mencionada nenhuma vez sequer, pois havia um acordo entre a Sociedade Civil do Direitos dos Italo-Americanos, que solicitou serem banidos do longa palavras como máfia.

Paramount divulga trailer e cartaz do novo "O Poderoso Chefão"; veja | Exame

Terceira Curiosidade

As bochechas cheias e caídas de Don Vitor Corleone foi ideia do próprio Brando, que a princípio colocou algodão, mas depois recorreu a uma prótese para obter esse efeito. Falando nisso, a voz teve uma referência para ser imitada.

O Poderoso Chefão', aos 50 anos, é o monumento de Francis Ford Coppola - 23/02/2022 - Ilustrada - Folha

Quarta curiosidade

Sylvester Stallone pleiteou um papel no filme, mas, por incrível que pareça, não foi aprovado. Ele queria o papel de Carlo Rizzi ou Paulo Gatto.

Quinta Curiosidade

Se nas cenas aparecessem laranjas, era um preditivo de que alguém seria morto ou algo muito grave aconteceria. A família Corleone não era muito afeita a resolver suas questões com muito diálogo.

O PODEROSO CHEFÃO" : O SIGNIFICADO DAS LARANJAS│Sacadas de Cinema #33 - YouTube

Sexta Curiosidade

Al Pacino foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante, mas não aceitou bem a indicação por achar que teve mais aparições na tela do que o próprio Marlon Brando. Era tudo uma fogueira de vaidades!

Sétima Curiosidade

Dos três filmes da franquia, nenhum superou o primeiro no quesito mortes: foram 18 no total. Um verdadeiro derramamento de sangue.

Reeditado, 'O Poderoso Chefão III' ganha cenas e desfecho inéditos | VEJA

Oitava Curiosidade

Copolla não queria seguir gravando a sequência de O Poderoso Chefão e indicou Martin Scorsese para ficar em seu lugar, mas a ideia foi demovida quando ofereceram a ele o exorbitante valor de US$ 1 milhão de dólares.

Coppola critica filmes da Marvel e reflete sobre carreira: 'Poderoso Chefão me arruinou' - GQ | Cultura

 

Nona Curiosidade

Sofia Coppola, filha de Francis Ford, marcou presença na trilogia do O Poderoso Chefão.

Sofia Coppola - IMDb

Décima Curiosidade

Robert de Niro também levou o Oscar como melhor ator coadjuvante, mas pela edição de O Poderoso Chefão que foi exibido em 1975.

Tecnologia: Martin Scorsese irá rejuvenescer Robert De Niro em novo filme - TMDQA!

Onde Assistir

Um verdadeiro clássico do cinema, o Poderoso Chefão é uma obra prima até hoje contemplada e referenciada pela riqueza de sua historicidade. Estão nas plataformas de filme onde assistir o Poderoso Chefão em suas três edições, sendo que a trilogia completa já pode ser assistida na HBO Max Brasil, além da Amazon Prime Vídeo.

Clique para avaliar este post!
[Total: 0 Média: 0]

6 fatos sobre a vida e a carreira de Johnny Depp

Artigo anterior

5 Curiosidades sobre o Filme O Sexto Sentido

Próximo artigo

Você também pode gostar

Comentários

Os comentários estão fechados.